O ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, está programando o lançamento de uma marca para abarcar as iniciativas sociais do governo Lula que tenham apelo entre empreendedores, jovens e evangélicos. A informação é da colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo. Batizada por enquanto de Prospera Brasil, a marca deve funcionar para Lula 3.0 da mesma forma que o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em seus mandatos anteriores, como um “guarda-chuva” que sirva para identificar a prioridade da gestão.
Criado pelo marqueteiro de Lula na campanha pela reeleição em 2006, João Santana, o PAC incluía os programas ligados à infraestrutura. Ele ainda existe. Foi relançado em agosto de 2023 como “Novo PAC” num evento no Theatro Municipal do Rio de Janeiro na presença do presidente e de vários ministros e governadores. Até agora, porém, não surtiu o mesmo efeito que nos mandatos anteriores.
Segundo a publicação de O Globo, a falta de uma marca forte para esse terceiro mandato de Lula foi uma das constatações do balanço realizado pelo ministro, que assumiu o cargo em janeiro com a missão de melhorar a comunicação do governo. Tanto Lula como Sidônio acreditam que os índices de aprovação da gestão estão baixos porque a população não conhece as entregas e os programas sociais já realizados.