Quinta, 20 de Fevereiro de 2025
Bahia BA

Cinco igrejas já foram interditadas em Salvador após desabamento em São Francisco

Na tarde de quarta-feira (5), o teto da Igreja de São Francisco de Assis desabou, deixando uma jovem de 26 anos morta

13/02/2025 15h18
Por: Redação
Cinco igrejas já foram interditadas em Salvador após desabamento em São Francisco

Uma semana depois do desabamento do teto da Igreja de São Francisco de Assis, no Centro Histórico de Salvador, ao menos outras cinco igrejas foram interditadas pela Defesa Civil, por risco de desabamento da estrutura. Na tarde de quarta-feira (5), o teto da Igreja de São Francisco de Assis desabou, deixando uma jovem de 26 anos morta, quatro pessoas feridas e reacendendo a discussão sobre a atenção ao patrimônio da cidade. 

Agora, até esta quinta-feira (13), as igrejas interditadas foram a Ordem Terceira de São Francisco (Pelourinho), a Igreja da Boa Viagem (Boa Viagem), a Igreja de Nossa Senhora D’Ajuda (Centro) e a Igreja dos Perdões (Santo Antônio Além do Carmo). Segundo a assessoria de comunicação da Arquidiocese de Salvador, a Codesal e o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) estão realizando vistorias nas igrejas. A Igreja dos 15 Misterios e Igreja e Convento de Nossa Senhora da Conceição da Lapa devem ser as próximas a serem vistoriadas.

Nossa Senhora da Ajuda

Na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, por exemplo, a situação estrutural do telhado já estava sendo observada com preocupação há quase três anos. Frederico Vilas Boas, provedor da Venerável Irmandade, relatou que, em 2022, antes da pandemia, rachaduras no teto já haviam sido notadas e o Iphan teria orientado a contratação de um engenheiro ou arquiteto para realizar uma perícia mais detalhada. "Há três anos, antes da pandemia, já havíamos notado as rachaduras no teto e feito um documento solicitando a vistoria. Eles voltaram logo em seguida, preocupados, fizeram outra vistoria, e agora, depois do acidente em São Francisco, retornaram no dia 10 de fevereiro de 2025", contou. 

A igreja é uma construção de 1912 e internamente foi decorada com pinturas e relíquias, algumas, inclusive, trazidas de Portugal pela esquadra de Tomé de Souza em 1549. 

Ordem Terceira de São Francisco e Boa Viagem

Já a Ordem Terceira de São Francisco, que é único exemplar no Brasil que remete ao barroco espanhol, foi notificada após vistoria da Codesal, que identificou falhas na manutenção. Segundo Sosthenes Macedo, diretor da Defesa Civil, a notificação foi feita na última sexta-feira (7), "por apresentar problemas relacionados à manutenção predial. “De igual modo acontece com a igreja da Boa Viagem, essa que já passa pelo processo de deterioração, que nós já havíamos feito as notificações e atualizamos nessa última semana", declarou. 

Boa Viagem e Perdões

Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem também fechou as portas após duas vistorias e uma recomendação do Iphan. A informação foi confirmada pela própria igreja em uma rede social. A principal preocupação é com o teto do prédio, de construção datada de 1743. Também do século 18, a Igreja dos Perdões foi interditada com risco na estrutura. O conjunto formado pela Capela e o Recolhimento do Bom Jesus dos Perdões é, inclusive, tombado pelo Iphan desde 1943.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.