Terça, 26 de Novembro de 2024
Bahia BA

Município de Santo Estêvão tem proposta selecionada para encerramento do lixão e implantação da Central de Triagem de Resíduos

Esta CTR será composta por administração e instalações de apoio para manutenção e operação, unidade de triagem, pátio de compostagem e dique de contenção de percolado.

26/11/2024 10h56
Por: Redação
Município de Santo Estêvão tem proposta selecionada para encerramento do lixão e implantação da Central de Triagem de Resíduos

Foi publicado no Diário Oficial da União, a PORTARIA MCID Nº 1.119, DE 7 DE OUTUBRO DE 2024, que divulga o resultado do processo de seleção de propostas da modalidade Eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes, Subeixo Gestão de Resíduos Sólidos, a serem apoiadas com recursos do Orçamento Geral da União – OGU, e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento – Novo PAC, com valor de repasse de R$ 20.947.683,00.

O Município de Santo Estêvão tem proposta selecionada para o ENCERRAMENTO DO LIXÃO E IMPLANTAÇÃO DE UMA CTR – CENTRAL DE TRIAGEM DE RESÍDUOS, para recebimento e tratamento de resíduos domiciliares oriundos do município de Santo Estevão e, eventualmente, resíduos de cidades vizinhas. Esta CTR será composta por administração e instalações de apoio para manutenção e operação, unidade de triagem, pátio de compostagem e dique de contenção de percolado.

PARTICIPAÇÃO ATIVA DA COOBASE

Outro ponto importante é a participação da COOBASE- Cooperativa de Badameiros de Santo Estevão-BA que participará efetivamente no projeto, sendo eles os responsáveis por toda triagem manual dos resíduos recicláveis triados na central. A cooperativa de Badameiros de Santo Estevão-BA, possui contrato com a prefeitura desde 2018, contribuindo com a mudança da realidade dos resíduos sólidos no município, através de muito trabalho e dedicação.

SUSTENTABILIDADE

Esse projeto propõe agregar os pilares do desenvolvimento sustentável, através da economia, que será realizada através da triagem do material antes da destinação dos resíduos para aterros sanitários licenciado, social a partir da participação efetiva da cooperativa nesse projeto e a parte ambiental através de um projeto todo desenvolvido com um olhar sustentável, antecipando os impactos que poderão surgir, sugerindo ações de correção e mitigação na planta do projeto.

O objeto da proposta deverá contemplar empreendimentos que busquem incentivar, exclusivamente, ações que implementem e/ou aumentem a cobertura de coleta seletiva regular, com participação das cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis.

A proposta apresentada pelo Município, integra a cooperativa de catadores (COOBASE), estabelece uma proposta regionalizada, pois a CTR foi projetada para atender as cidades vizinhas, foi apresentado todo o projeto de forma detalhada e com as devidas licenças ambientais.

CENTRAL DE TRIAGEM

Além disso, a CENTRAL DE TRIAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS é um equipamento importante na gestão de resíduos sólidos, pois poderá atender a coleta seletiva existente hoje em nosso município, mas foi dotado, também, de uma estrutura necessária para a devida separação e manejo dos resíduos sólidos possibilitando o encerramento do nosso lixão e uma destinação final mais adequada para os nossos resíduos.

Foto: divulgação

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.