Quinta, 21 de Novembro de 2024
Saúde Saúde

Além do câncer de próstata: Novembro Azul alerta para a importância dos cuidados com a saúde masculina

Dentro dessa conscientização, está o lembrete para as consultas regulares ao médico e a realização de exames preventivos, que são importantes para um diagnóstico precoce.

14/11/2024 15h54
Por: Redação
Além do câncer de próstata: Novembro Azul alerta para a importância dos cuidados com a saúde masculina

O mês de novembro traz uma importante mensagem para a saúde do homem. Muito além da preocupação com o câncer de próstata, o Novembro Azul passou a fortalecer também a saúde do homem de forma integral, com o objetivo de aumentar sua participação na promoção e na proteção de seu próprio cuidado. Dentro dessa conscientização, está o lembrete para as consultas regulares ao médico e a realização de exames preventivos, que são importantes para um diagnóstico precoce.

A enfermeira Jayanne Carneiro destaca a importância dos exames preventivos. Segundo ela, eles são fundamentais para detectar doenças em fases iniciais, quando o tratamento costuma ser mais eficaz e menos agressivo, permitindo uma intervenção rápida e direcionada. “O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e controle de diversas doenças, como câncer de próstata e diabetes, além de contribuir para uma maior qualidade de vida. Com a detecção precoce, é possível evitar complicações e até salvar vidas”, afirmou.

A profissional comentou sobre a resistência que a maioria dos homens tem em fazer consultas e exames preventivos. Segundo ela, essa resistência está ligada a diversos fatores, como questões culturais e sociais. “Existe a ideia de que o homem deve ser forte e não vulnerável, o que pode gerar um preconceito em relação ao cuidado preventivo. Esse comportamento faz com que ele adie a procura por ajuda, mesmo ao perceber sintomas, dificultando o diagnóstico e tratamento precoce de doenças. Isso vem mudando ao longo do tempo, mas sempre é interessante lembrar que cada ação importa. Falar com o pai, tio, amigo, sempre vai valer a pena para diminuir essa cultura de que o homem não precisa se cuidar”, destacou.

Além dos cuidados com a ida regular ao médico, Jayanne, que também é coordenadora do curso de Enfermagem da Estácio Feira de Santana, lembra da importância da busca por uma rotina de vida saudável, com a prática de atividade física e boa alimentação. “Manter uma rotina de exercícios físicos, seguir uma alimentação balanceada, reduzir o consumo de álcool, parar de fumar, cuidar da saúde mental e manter o sono regulado são atitudes que complementam os cuidados com a saúde. Essas ações preventivas também reduzem o risco de doenças cardiovasculares e outros problemas de saúde. Além disso, ações simples como regularizar o cartão vacinal são essenciais.”

Jayanne destacou ainda a importância da campanha Novembro Azul para a conscientização sobre a saúde masculina, em especial para o câncer de próstata. “Ela estimula os homens a cuidarem de sua saúde e derruba barreiras sobre temas que ainda são vistos como tabus. Com o Novembro Azul, ganhamos uma oportunidade valiosa de informar, sensibilizar e promover uma mudança na forma como o homem enxerga a importância dos exames preventivos, a exemplo do exame da próstata.”

Estácio oferece atendimentos gratuitos

O curso de Enfermagem da Estácio em Feira de Santana oferece atendimentos gratuitos para ações preventivas de saúde, como aferição de pressão arterial, glicemia capilar e orientações sobre autocuidado.

Os atendimentos ocorrem semanalmente nas unidades de saúde vinculadas à secretaria municipal de saúde e qualquer pessoa pode participar. Outras informações podem ser obtidas através do Instagram @enfermagemestaciofeira.

A instituição também oferece atendimentos gratuitos de Fisioterapia e Nutrição.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.