Entre os alunos que cursam o Terceiro Ano do Ensino Médio na Bahia, todos se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, prova que dá acesso a universidades públicas e privadas de todo o Brasil e que teve a primeira etapa realizada neste domingo (3).
A informação foi revelada pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT), durante uma visita ao centro de monitoramento montado na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP). Ao lado do presidente Lula, Camilo afirmou que a Bahia teve 100% dos estudantes do Terceiro Ano inscritos no Enem. Ainda de acordo com o ministro, os outros estados do Nordeste registraram um índice semelhante, com exceção do Maranhão.
No ano passado, a Bahia teve 52,8% dos alunos do Terceiro Ano inscritos na prova do Enem. O ministro atribui esse crescimento à adesão quase unânime dos estudantes a programas de incentivo do Ministério da Educação, como o Pé-de-Meia.
“A Bahia teve ano passado apenas 52,8% dos alunos do terceiro ano inscritos no Enem. Este ano foi 100%. Quase todo o Nordeste teve 100%”, detalhou o ministro.