Quinta, 21 de Novembro de 2024
Saúde Saúde

Vacina de poliomielite em gotinhas é substituída por dose injetável

Países como os Estados Unidos e várias nações europeias já implementam esquemas vacinais que se baseiam exclusivamente na VIP

04/11/2024 11h34
Por: Redação
Vacina de poliomielite em gotinhas é substituída por dose injetável

O esquema de vacinação contra a poliomielite no Brasil passará por uma mudança significativa a partir desta segunda-feira (4). As duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), conhecida popularmente como "gotinha", serão trocadas por uma única dose da vacina inativada contra poliomielite (VIP), que será administrada por injeção.

De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão foi fundamentada em critérios epidemiológicos, evidências científicas e orientações de organismos internacionais de saúde, com o objetivo de tornar a imunização ainda mais segura. Países como os Estados Unidos e várias nações europeias já implementam esquemas vacinais que se baseiam exclusivamente na VIP.

Até agora, o calendário de imunização previa três doses da VIP administradas aos 2, 4 e 6 meses, seguidas por duas doses de reforço da VOPb, aplicadas aos 15 meses e aos 4 anos. Com a nova diretriz, haverá uma dose única de reforço da VIP aos 15 meses, estabelecendo o esquema vacinal da seguinte forma: aos 2 meses a 1ª dose, aos 4 meses a 2ª dose, aos 6 meses a 3ª dose e, aos 15 meses, a dose de reforço.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.