Só no mês de agosto, no time do Vitória, ao menos, três jogadores já foram afastados por catapora - Fabio, Pablo e Patric Calmon (PK). O clube, no entanto, não é um caso isolado. A Bahia já registrou neste ano 19 surtos da doença, também conhecida como varicela.
Os surtos foram registrados em 11 municípios do estado. Os que tiveram maior ocorrência foram Pindobaçu, com seis surtos, e Salvador, com quatro. Segundo a Secretária de Saúde da Bahia, já foram notificados cerca de 750 casos de varicela até o início deste mês, o que significa no estado uma média de 5 casos a cada 100 mil habitantes. Apesar disso, quando comparado ao mesmo período do ano passado, os registros representaram uma queda de 20%. Os municípios de Prado, Pedrão e Pindobaçu foram os que tiveram maior incidência quando comparado à população.
A faixa etária dos jogadores do Vitória, entre 20 e 29 anos, foi a segunda com maior volume de notificações: 141 ao todo, um crescimento de 20% quando comparado ao mesmo período do ano passado. As faixas etárias de 50 a 59 anos e de 70 a 79 anos também registraram avanço de 45% e 133% respectivamente. As outras tiveram quedas de até 56%.
O maior número de registros deixou de ser entre os adolescentes de 10 a 14 anos e passou a ser entre as crianças de 1 a 4 anos, que tiveram no estavo 146 notificações.