O empresário Elon Musk, dono do X, continua chamando atenção nos noticiários. Desta vez, além de ameaçar o presidente Lula (PT), ele afirmou que tentará bloquear ativos do Brasil caso o governo não devolva as propriedades da rede social e da SpaceX, outra empresa de Musk.
“A menos que o governo brasileiro devolva os bens ilegais apreendidas do X e do SpaceX, buscaremos a apreensão recíproca dos ativos do governo também. Espero que Lula goste de voos comerciais”, escreveu Musk no X. A publicação foi um comentário em outro post que tratava da apreensão do avião do presidente venezuelano Nicolás Maduro.
Apesar de Musk citar o governo, quem bloqueou as contas bancárias das empresas foi uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, para garantir o pagamento de multas impostas ao X, empresa que não tem mais um representante oficial no Brasil.
Os ministros do Palácio do Planalto, Itamaraty e STF foram informados sobre a publicação. As autoridades brasileiras interpretaram que Musk está tentando confundir a decisão do Supremo Tribunal Federal com as ações do governo, que não tem envolvimento direto na decisão.