A Cúpula Global de Preparação para Pandemias, evento internacional com especialistas do mundo todo, aconteceu no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (29). No encontro, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, garantiu que o Brasil pode enfrentar uma pandemia.
A Missão 100 Dias, proposta pela cúpula, trata de união de esforços para desenvolver, produzir e distribuir vacinas e tratamentos mundialmente em pouco mais de três meses. O prazo representa um terço do tempo levado para ser criada uma vacina contra a covid-19.
“Sem dúvida o Brasil tem condições de adotar esse objetivo. O Brasil é parte desse esforço e nós retomamos uma agenda que as instituições de pesquisas científicas levantaram com muita força”, disse a ministra.
Segundo ela, o país tem no atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bases na ciência, tecnologia e esforços industriais que abrangem a área da saúde. Na ocasião, Nísia citou o Complexo Econômico Industrial da Saúde — conjunto de investimentos que incentivam a produção de medicamentos, insumos e vacinas.
A ministra sustentou que, o preparo do país para o enfrentamento de futuras pandemias deve ser visto como política de Estado, e não apenas de governo. Ela destacou a troca de experiência e conhecimento entre países e defendeu ainda que o esforço seja com equidade, dando “acesso e desenvolvimento da produção local [de vacinas e tratamentos] não só no Brasil, mas nos países em desenvolvimento, em um esforço organizado”, completou.