Apresentadora substituta do Jornal da Record, Renata Varandas foi demitida nesta quarta-feira (17), após a direção da emissora descobrir ligação da jornalista com uma agência de análise política e financeira que teria vazado trechos descontextualizados de uma entrevista do presidente Lula (PT).
De acordo com o TV Pop, não era do conhecimento da Record o envolvimento da apresentadora com a empresa responsável pelo vazamento seletivo. A exposição antecipada e retirada de contexto acabou provocando uma oscilação na cotação do dólar, por provocar ruídos a respeito da responsabilidade fiscal do governo.
Ainda conforme o site, a entrevista exclusiva com Lula foi anunciada na tarde da última terça-feira (15) e exibida na íntegra à noite. Antes de ir ao ar, no entanto, recortes da conversa circulavam em um texto da corretora BGC, que é contratante dos serviços da Capital Advice, empresa esta que tem a jornalista como sócia.
Chamou a atenção o fato da BGC divulgar fragmentos da entrevista por volta das 13h, uma hora antes da própria Record começar a liberar oficialmente os primeiros trechos do conteúdo que seria exibido na íntegra no telejornal.