A Universidade Federal da Bahia (Ufba) voltou atrás e adiou o retorno das atividades em sala de aula. Agora, as aulas retornarão a partir da próxima quinta-feira (4). A decisão foi comunicada no site oficial da instituição e levou em consideração o fato de que muitos alunos se encontram possivelmente fora da cidade.
Nesta quarta-feira (26), a instituição havia comunicado que as atividades seriam retomadas já no dia seguinte, nesta quinta-feira (27). Mas, após reivindicação do Diretório Central de Estudantes da UFBA (DCE), a instituição resolveu adiar. Para os professores, no entanto, as atividades acadêmicas permanecem com a retomada nesta quinta, visando a preparação das aulas, revisão do cronograma de modo a viabilizar o cumprimento dos 200 dias letivos.
O Conselho Superior de Ensino e Pesquisa (Consepe) vai se reunir um dia antes da retomada das aulas, na próxima quarta-feira (3), para decidir sobre os ajustes necessários ao calendário acadêmico. Ainda assim, a recomendação é que, nesse período inicial de retorno, haja flexibilização de presença e atividades de avaliação.
Os professores das universidades federais decidiram, no último domingo (23), encerrar a greve nacional dos docentes iniciada em abril.