A capital baiana terá um esquema especial de trânsito para garantir a fluidez no período dos festejos da Independência do Brasil na Bahia. Segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), as alterações, realizadas entre os dias 1º e 14 de julho, envolvem a proibição da circulação e estacionamento, além do desvio de tráfego e montagem de barreiras em diversas vias que fazem parte do trajeto da festa.
Em Pirajá, na Rua Oito de Novembro, nas proximidades do Largo do Panteon, o estacionamento de veículos estará proibido na próxima segunda-feira (1°), das 7h às 19h. Na sexta-feira (12) e no sábado (13), das 17h à 1h30 do dia seguinte, e no domingo (14), das 7h30 à 1h30 do dia seguinte, além da proibição de estacionamento, não será permitida a circulação de automóveis.
Os veículos que habitualmente trafegam pelo trecho interditado terão como opção de tráfego as ruas 24 de Agosto e Oscar Seixas. Já os veículos do Sistema de Transporte Coletivo (STEC) deverão utilizar o terminal da Rua Nova.
Na terça-feira (2), principal dia dos festejos pela Independência do Brasil na Bahia, também haverá proibição de estacionamento e da circulação de veículos, a partir de 0h de terça-feira (2), no Largo da Lapinha, Corredor da Lapinha, Largo da Soledade, Ladeira da Soledade, Rua São José de Cima, Rua Emídio dos Santos, Rua dos Perdões, Largo da Quitandinha do Capim, Rua dos Adobes, Ladeira do Boqueirão, Rua Direta de Santo Antônio, Largo da Cruz do Pascoal, Rua do Carmo, Rua do Passo, Largo do Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Rua da Misericórdia, Praça Municipal.
A partir das 5h do dia 2, o estacionamento será proibido na Praça Municipal, Rua Chile, Praça Castro Alves, Avenida Sete de Setembro (São Bento / São Pedro / Piedade / Rosário / Mercês / Passeio Público), Largo do Campo Grande. Já a partir das 13h, nesse mesmo trecho, também estará proibida a circulação de veículos.
Os veículos do STEC terão como opção de tráfego, sentido Centro, a Rua Lima e Silva, Rua Pero Vaz, Rua Conde de Porto Alegre, Largo do Tamarineiro, Rua Rodrigo de Menezes, Rua Quinta dos Lázaros, Rua General Argolo. Já aqueles que partem do Centro terão como opção de tráfego o Largo Dois Leões, Avenida Glauber Rocha, Rua Quinta dos Lázaros, Rua Rodrigo de Menezes, Largo do Tamarineiro, Rua Conde de Porto Alegre, Rua Pero Vaz e Rua Lima e Silva.
A partir das 5h de terça-feira (2), será realizado desvio do tráfego de veículos da Rua Lima e Silva para a Rua Pero Vaz, ambas no bairro da Liberdade. A Rua Emídio dos Santos, no Barbalho, terá sentido duplo de tráfego no trecho entre a Rua Professor Viegas e a Travessa Emídio dos Santos, das 8h às 12h do dia 2. Também haverá corredor especial de tráfego, exclusivamente para veículos credenciados, na Avenida Anita Garibaldi, Dique do Tororó, Rua Djalma Dutra, Dois Leões, Estrada da Rainha, Largo do Queimadinho e Rua Campos França (contra fluxo).
Mais tarde, ainda no dia de comemoração da Independência da Bahia, às 14h, haverá a interdição progressiva do tráfego começando na Praça General Labatut, em Pirajá, passando por Campinas de Pirajá e Rua da Bolívia. A interdição segue por onde o fogo simbólico estiver passando e termina com a chegada no Campo Grande.
Para a realização da 20ª edição da Corrida Dois de Julho, haverá interdição progressiva do tráfego, a partir das 6h horas da terça-feira (2) nas seguintes vias: Praça Castro Alves (saída no Palácio dos Esportes), Rua Carlos Gomes, Avenida Sete de Setembro, Largo do Campo Grande, Ligação Reitor Miguel Calmon Campo Grande, Avenida Reitor Miguel Calmon, Avenida Lafayete Coutinho (Contorno), Rua da Conceição da Praia (passando em frente à Igreja da Conceição), Rua da Bélgica, Rua Portugal (contrafluxo), Rua Pinto Martins, Ladeira da Montanha, Rua Carlos Gomes, Rua Pedro Autran, Avenida Sete de Setembro (Rosário / Piedade / São Pedro / São Bento), Praça Castro Alves (chegada no Palácio dos Esportes).
Serão instaladas 58 barreiras, entre fixas e móveis, a partir da noite da segunda-feira (1°), nos seguintes locais:
Barreiras Fixas (BF), a partir das 22h do dia 1° de julho
Barreiras Móveis (BM), a partir das 5h do dia 2 de julho