A Bahia registrou 16.771 casos prováveis de dengue até 24 de fevereiro de 2024. Os números no mesmo período do ano passado eram de 8.408 casos prováveis, o que demonstra um aumento de 100%. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), nesta segunda-feira (26).
Segundo a secretaria, a alta dos casos foi impulsionada por Vitória da Conquista e Feira de Santana que estão em situação epidêmica. Já são 64 municípios do estado na mesma situação.
Em nota, a Sesab pede que a população respeite as recomendações de prevenção, como eliminar água parada, utilizar repelente e buscar assistência médica em caso de sintomas. "A colaboração de todos é fundamental no combate à dengue".
O estado também já confirmou a quarta morte pela doença. A vítima foi um morador de Ibiassucê, no sudoeste da Bahia. Após o caso, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), lamentou o caso. Para o combate da epidemia, o governo estadual adquiriu novos carros de Ultra Baixo Volume (UBV), os fumacês, além de distribuir 12 mil kits para os agentes de Combate às Endemias.