Na abertura dos trabalhos do Legislativo Baiano de 2024, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) destacou as iniciativas implementadas durante sua gestão estadual nas mais diversas áreas. Em seu discurso, o petista enfatizou as ações de combate à fome e à pobreza, incluindo programas como o Bahia Sem Fome e a expansão do Bolsa Família, que, segundo ele, resultou na retirada de 2,2 milhões de famílias da extrema pobreza.
Além disso, o governador enfatizou avanços na educação, destacando investimentos em modernização e na promoção da educação integral. Em 2023, 35 escolas de tempo integral foram entregues e 29 unidades foram reformadas. Conhecido por suas visitas ao interior do estado, Jêronimo chegou a visitar em seu primeiro ano de gestão 150 municípios baianos, totalizando 219 viagens.
Na esfera cultural, ele destacou os editais da Lei Paulo Gustavo, que beneficiaram em 150 milhões de reais projetos de cultura. Já quanto à saúde pública, Jerônimo mencionou progressos na vacinação contra dengue e a entrega de novas unidades de saúde, como as Policlínicas de São Francisco do Conde e de Ilhéus.
Durante o dircuso, a segurança pública também foi retratada. De acordo com o governador, a área foi fortalecida por meio de concursos públicos e aquisição de equipamentos modernos, incluindo 63 unidades das forças de segurança, 900 viaturas, 1.180 fuzis, 2.525 pistolas e 10.720 coletes balísticos. Já na infraestrutura, Jerônimo destacou avanços como a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e a construção da Ponte Salvador-Itaparica, somadas a investimentos em fontes de energia limpa, gerando 140 mil empregos.