A Bahia registrou nesta quinta-feira (25), a marca de 100.935 beneficiários do Bolsa Família atendidos de forma gratuita pelo o programa Farmácia Popular do Brasil. O serviço de saúde ofereceu mais de 17,3 milhões de medicamentos e fraldas geriátricas. A complementação da assistência farmacêutica na Bahia recebeu repasse de R$ 2,7 milhões entre junho e julho deste ano.
No mês de junho, o programa foi ampliado com a expansão da oferta de medicamentos e o credenciamento de novas farmácias em municípios de maior vulnerabilidade. Com a mudança, os beneficiários do Bolsa Família podem retirar mais de 40 medicamentos disponíveis no programa gratuitamente em cidades baianas.
O programa Farmácia Popular disponibiliza medicamentos para hipertensão, diabetes e asma de graça. As mulheres têm acesso aos remédios indicados para tratamento de osteoporose e contraceptivos, que eram oferecidos com descontos mas agora passam a ser gratuitos também.
Ainda há disponibilidade de remédios para rinite, dislipidemia, parkinson e glaucoma, além de fraldas geriátricas com 90% de desconto em farmácias e ou drogarias particulares que estão no credenciamento da Farmácia Popular. Ao todo, programa contempla o tratamento para 11 doenças.
Para conseguir os medicamentos disponíveis, o beneficiário deve comparecer a um estabelecimento credenciado, identificado pela logomarca do Farmácia Popular, com um documento oficial com foto e número do CPF, além de receita médica dentro do prazo de validade, tanto do SUS quanto de serviços particulares.
Já para as fraldas geriátricas, o paciente deverá ter idade igual ou superior a 60 anos ou ser pessoa com deficiência, e deverá apresentar prescrição, laudo ou atestado médico que comprove a necessidade do uso de fralda geriátrica.