Além de conquistar a Copa do Mundo 2023, a Espanha realizou outra façanha. Ao bater a Inglaterra por 1 x 0, com gol de Olga Carmona, no domingo (20), a Seleção Espanhola se tornou a primeira a levar os três títulos mundiais da Fifa consecutivos no futebol feminino.
A Roja já havia chegado ao torneio como atual campeã do sub-17 e sub-20, conquistados em 2022. Agora, com a taça do Mundial profissional na Austrália, as espanholas repetiram um feito que só o Brasil havia alcançado – no futebol masculino.
A Seleção Brasileira conseguiu a proeza em 2003. Um ano depois de chegar ao até hoje inigualado pentacampeonato na Coreia do Sul e no Japão, o Brasil enfileirou mundiais na base, com títulos na categoria sub-17, na Finlândia, e sub-20, nos Emirados Árabes.
Antes de a Copa do Mundo começar na Oceania, a única nação que tinha três conquistas no futebol feminino era o Japão, mas nunca ostentou todas ao mesmo tempo. As asiáticas venceram a categoria sub-17 em 2014, sub-20 em 2018 e a profissional em 2011. Além da Espanha, o único país a ganhar os dois mundiais de base do futebol feminino no mesmo ano foi a Coreia do Norte, em 2016.
A maior campeã
Essa sequência de títulos espanhóis é ainda mais especial para uma jogadora em particular: Salma Paralluelo. A atacante é a primeira - entre homens e mulheres - a conquistar Mundial sub-17 (2018), sub-20 (2022) e profissional, aos 19 anos. Ela, inclusive, marcou dois gols decisivos na Copa do Mundo e foi eleita melhor jogadora jovem do torneio.