Depois de seis meses, a Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia) tem uma previsão para a aquisição das novas embarcações do sistema ferry-boat. Ao Metro1, o órgão informou que a fase de estudo para a compra está sendo finalizada e a expectativa é de que no próximo mês de agosto o edital seja lançado.
Já para o mês de setembro está previsto o resultado da pré-qualificação, que é uma espécie de consulta no mercado para que apenas empresas com equipamentos condizentes participem do pregão. Na época do anúncio da compra, a Agerba chegou a informar que o objetivo era adquirir embarcações com capacidade acima de 150 veículos e em torno de 1 mil passageiros.
A compra foi anunciada em fevereiro e desde então o processo estava em fase de estudo, sem previsão para data de licitação ou entrega. As últimas aquisições foram anunciadas em 2013 pelo então secretário de Infraestrutura, hoje senador Otto Alencar (PSD). No ano seguinte, as duas novas embarcações começaram a operar. Os atuais ferries têm em média 25 anos de fabricação. Os mais novos têm 13 anos, mas há em operação embarcações que passam dos 40.