O governador Jerônimo Rodrigues (PT), logo após publicação do bahia.ba, confirmou de forma oficial a vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para os festejos do Bicentenário da Independência da Bahia. No último dia 19, o governador em ato de assinatura da Ordem de Serviço para a requalificação do teatro Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), admitiu que o convite havia sido feito ao aliado.
“Ele acenou que virá. Mas, é a agenda dele, né?”, disse o governador na ocasião. Hoje ele comemorou a confirmação de o presidente caminhar ao seu lado mais uma vez no Desfile do Dois de Julho. No ano passado, antes d eJerônimo se tornar governador Lula, desfilou durante todo trajeto ao seu lado, do então governador Rui Costa (PT) e integrantes da base.
“Mais uma vez, Lula atende ao nosso convite. Teremos o presidente lado a lado de baianas e baianos na celebração dos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, nosso símbolo da liberdade e democracia conquistadas pelas mãos do povo. Viva o 2 de Julho!”, comemorou em seu twitter, mas sem citar a inauguração do novo PAC [Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal], que conforme o bahia.ba adiantou será lançado, na segunda-feira (3), em Ilhéus, em evento oficial que marca o início das intervenções no trecho 1F da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL 1).
Jerônimo não citou o horário que o presidente prestigiará o ato. De acordo com o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Edén Valadares, o mandatário e e sua comitiva devem participar somente na parte solene dos festejos, durante a parte da tarde, do trajeto na região do Distrito Naval até o Campo Campo.