Investimentos em universidades públicas é uma das ações que serão desenvolvidas pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) durante a gestão na Bahia. Em entrevista à imprensa nesta sexta-feira (16), na 5ª edição do Acompanhamento Terra Livre Bahia, o petista afirmou que vai ampliar o número de residências para estudantes indígenas, mas ressaltou que os “anúncios serão feitos na hora correta”.
“Tem universidade que garante bolsa para que o indígena possa alugar casas, ter uma vida autônoma, além proporcionar a permanência no local para quem não tem condições. Tem universidades que têm residências indígenas, como é o caso da Universidade Estadual de Feira de Santana. Lá, nós temos uma residência que cabe 38 estudantes indígenas, mas a reitora levantou a possibilidade de acrescentar para mais 40. Nós vamos ter que executar a ampliação do local, fora os restaurantes universitários”, disse Rodrigues.
Além da Princesa do Sertão, o município de Jeremoabo está entre as localidades, a princípio anunciadas, para o desenvolvimento de ações voltadas aos povos originários. “Ali nós vamos compartilhar para fazer educação indígena. É um curso regional. Já bastam os livros que não contam as nossas histórias. Não é só contar, é negar a nossa história”, afirmou.