A prefeitura de Eunápolis, na Bahia, anunciou que a festa do Pedrão não será realizada em 2023. O motivo é a permanência da situação de emergência, desde as chuvas que atinigiram a cidade nos meses de novembro e dezembro de 2022.
Como opção, os moradores da cidade terão de 12 a 15 dias de festejos juninos nos bairros Centauro, Juca Rosa e Pequi. A programação ainda não foi divulgada, mas a prefeita Cordélia Torres disse durante entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (22), que será anunciada nos próximos dias.
O Pedrão era realizado nas margens da BR-367, mas a Justiça Federal determinou que, a partir de 2024, a festa seja feita em outro lugar, devido aos transtornos no trânsito e aumento de acidentes. Além disso, a Procuradoria Geral do Município recomendou que o evento não fosse realizado neste ano. Ainda durante a coletiva na segunda, o procurador adjunto Antônio Pitanga esclareceu o conselho:
“A Procuradoria recomendou à prefeita que não fizesse o Pedrão, onde são investidos milhões de reais, visto que o Município está em estado de emergência e o TCM [Tribunal de Contas dos Municípios] é firme em dizer que se deve ter economia em fazer grandes festas neste período'', comentou.