O Senai Cimatec e a Shell Brasil lançaram, na manhã desta quinta-feira (13), em Conceição do Coité, a nova fase do programa de pesquisa Brave (Brazilian Agave Development – Desenvolvimento do Agave no Brasil). O evento contou com a presença do governador em exercício, Geraldo Junior (MDB), do presidente da Fieb, Ricardo Alban, e diretores da Shell.
O programa desenvolve pesquisas sobre o potencial da agave como fonte de biomassa para a produção de etanol, biogás e outros produtos. A agave é uma planta de origem mexicana, com grande potencial de cultivo no semiárido baiano.
A nova etapa do Brave prevê duas frentes de atuação: os projetos Brave-Mec e Brave-Ind. O primeiro tem como foco o desenvolvimento de soluções de mecanização para o plantio e colheita do vegetal.
Já o projeto Brave-Ind tem como objetivo desenvolver tecnologias de processamento da agave para a produzir etanol de primeira geração e segunda geração – aquele obtido através das folhas e bagaço da planta, e outros produtos renováveis.