Sob o pretexto de combater a criminalidade, o prefeito de Potiraguá, no sudoeste da Bahia, propôs uma medida, no mínimo inusitada: proibir o uso de capacetes na cidade.
Ao Metro1, Jorge Cheles (PP) informou que levou a alternativa para o Comandante de Policiamento da região, coronel Ivanildo da Silva, com quem se reuniu na última quarta-feira (5). O militar ficou de avaliar e dar um retorno sobre a possibilidade, mas o próprio prefeito contou que o coronel se mostrou resistente à ideia.
A lógica do gestor municipal é facilitar a identificação dos motociclistas que circulam pela cidade, principalmente à noite. Perguntado sobre a proteção do motociclista, Jorge Cheles alega que a proibição seria apenas dentro da cidade, onde o limite de velocidade é baixo.
Perguntado sobre quais seriam os trâmites para instaurar a alternativa, o prefeito afirmou que só deve decidir após o retorno do coronel da região.
O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que o uso de capacetes é obrigatório para circular nas vias públicas. Dirigir sem o equipamento pode gerar suspensão da Carteira Nacional de Motorista (CNH) e até multa, que pode variar de R$ 88,38 até R$ 293,47.