O governador Jerônimo Rodrigues (PT) marcou para a próxima semana a sua 1º primeira missão internacional. Enquanto o petista estiver fora do país, o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), assumirá o comando do estado.
Segundo disseram fontes do governo ao Metro1, Jerônimo deve viajar para a China na próxima sexta-feira, dia 24 de março. O governador ficará duas semanas no país asiático. Pela programação inicial, ele retorna no dia 8 de abril.
Nas malas, Jerônimo Rodrigues levará uma série de demandas aos chineses. O petista quer discutir a ponte Salvador-Itaparica e o VLT do Subúrbio. Também sobre a instalação da fábrica da BYD, que ficará na antiga planta da Ford em Camaçari, e, além disso, quer negociar a respeito do projeto audacioso de construir uma cidade industrial chinesa no estado.
Na viagem, há a expectativa de que o governador baiano encontre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que recentemente convidou os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Arthur Lira (PP) e Rodrigo Pacheco (PSD), respectivamente, para embarcar com ele para a China.