O arcebispo metropolitano da cidade de Salvador, Dom Sérgio da Rocha, está entre os nomes selecionados pelo Papa Francisco para compor o Conselho de Cardeais. O anúncio foi feito no boletim desta terça-feira (7), da Sala de Imprensa do Vaticano.
O Conselho de Cardeais foi criado em 13 de abril de 2013, um mês após a eleição do Papa Francisco. Cinco meses depois, ele foi institucionalizado e recebeu a tarefa de auxiliar o papa "no governo da Igreja universal e no estudo de um projeto de revisão da Constituição Apostólica Pastor bonus na Cúria Romana".
O cardeal tem 64 anos e é natural de Dobrada, no interior de São Paulo. Ele é mestre e doutor em Teologia e, antes de assumir a arquidiocese de Salvador, foi arcebispo em Teresina e em Brasília.
Dom Sérgio da Rocha é o único brasileiro nomeado para o Conselho, que é presidido pelo bispo da cidade italiana de Cresima, Marco Mellino. Foram nomeados também Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano; Fernando Vérgez Alzaga, presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano; Fridolin Ambongo Besungu, arcebispo de Kinshasa (Congo); Oswald Gracias, arcebispo metropolitano de Bombaim (Índia); Seán Patrick O'Malley, arcebispo metropolitano de Boston (Estados Unidos); Juan José Omella Omella, arcebispo metropolitano de Barcelona (Espanha); Gérald Lacroix, arcebispo de Québec (Canadá); e Jean-Claude Hollerich, arcebispo de Luxemburgo.