A sétima fase da Operação Lesa Pátria, que tem como objetivo identificar integrantes dos ataques do dia 8 de janeiro em Brasília, acabou com três pessoas presas na manhã desta terça-feira (7). Agentes da Polícia Federal cumpriram mandados em três cidades do sul mineiro, contra suspeitos de serem participantes, mentores e financiadores dos ataques às sedes dos Três Poderes.
Segundo a PF, duas pessoas foram presas em Areado (MG) e uma em Alpinópolis (MG). Há também um mandado de busca e apreensão sendo cumprido no município de Passos (MG). Os presos estão sendo levados para as delegacias de polícia locais. A Polícia Federal está cumprindo também mandados em Curitiba (PR).
Os suspeitos de participação e financiamento são investigados por seis crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado; associação criminosa; incitação ao crime; destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido. A qualificação dos crimes, no entanto, só será feita ao fim das investigações.
A operação Lesa Pátria é tratada pela Polícia Federal como permanente. Na semana passada, uma das fases acabou com a prisão do ex-candidato a deputado federal Alexandre Augusto Souza Carmo (PSC), em Poços de Caldas (MG). Alexandre é alvo da operação e estava foragido da Justiça.