O movimento de saída da capital baiana com destino ao interior já é intenso na manhã desta quarta-feira (19), véspera do feriado de Corpus Christi. Esse feriado ocorre próximo ao São João, festa em que é comum os baianos deixarem a capital em direção às cidades do interior.
Na rodoviária uma operação especial começou na terça-feira (18) e segue até segunda-feira (24) para atender à demanda do feriadão. Já no ferry, o esquema especial de São João começa nesta quarta e vai até terça-feira (25).
Desde o início desta manhã, uma grande fila de carros se formou na entrada da rodoviária. O trânsito no local é intenso, mas sem retenções. Equipes da Transalvador estão no local monitorando o fluxo e organização dos veículos que chegam ao terminal para deixar passageiros.
Já no ferry boat, o movimento de carros no terminal de São Joaquim, localizado no bairro Calçada, é intenso, mas não há grandes filas. O fluxo maior é de pedestres. O órgão de trânsito de Salvador também monitora o tráfego na região do Terminal Marítimo de São Joaquim.
Apesar do transporte marítimo seguir em direção ao terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, muitos passageiros escolhem viajar pelo ferry, pois a partir da ilha é possível seguir, pela estrada, de ônibus ou carro, para os principais destinos do São João como por exemplo, Santo Antônio de Jesus, Amargosa e Cruz das Almas.