O governador Rui Costa (PT) afirmou, na manhã desta terça-feira (22), que o atual aumento no número de casos de Covid-19 não implica, neste momento, no cancelamento de festas populares no estado, nem no retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras. No entanto, o mandatário ressalvou que o cenário pode mudar rapidamente a depender do comportamento do vírus.
“Estamos monitorando os dados da Covid-19, tivemos uma curva de crescimento, eu determinei o reforço na ampliação dos leitos do Hospital Espanhol para recepcionar, se houver, um aumento da demanda. Houve uma pequena elevação, mas essa elevação não tem significado em um aumento substantivo do número de óbitos”, disse o governador durante coletiva de imprensa no Centro Administrativo da Bahia.
“Nós tivemos outros crescimentos [nos números] de Covid-19, esse não é o primeiro [aumento no número de casos ] esse ano e nem por isso implicou, por exemplo, no cancelamento do São João. Então, não há nenhuma sinalização de que esse surto crescerá a tal ponto de prejudicar as festa populares. Por enquanto não há nenhuma sinalização que haverá um crescimento com tal impacto que impediria a realização de festas populares, no dia de hoje. Pode ser que daqui a trinta dias eu esteja falando coisa diferente”, ressalvou.
Para Rui Costa, o recente aumento no número de casos tem a ver com a vacinação: “Quero reforçar aqui a necessidade das pessoas completarem o ciclo vacinal, a segunda, a terceira e a quarta dose. Quem não tomou a segunda, a terceira, a quarta dose, por favor, compareça. Tome a vacina, é fundamental para proteger dos riscos maiores da Covid”, afirmou.