Ícone do vôlei brasileiro, Isabel Salgado morreu aos 62 anos, nesta quarta-feira (16). De acordo com informações do jornal O Globo, o falecimento foi confirmado por amigos próximos da ex-atleta, que sofria da síndrome aguda respiratória do adulto (SARA) e havia sido internada no Hospital Sírio-Libanês.
Escalada recentemente para integrar a área do esporte na equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ela chegou a participar de uma reunião virtual com o grupo na segunda-feira (14), mas acabou sendo hospitalizada após se sentir mal.
Após tomarem conhecimento do ocorrido, diversas personalidades lamentaram a morte de Isabel e prestaram solidariedade aos familiares e amigos.
“Muita tristeza, perdermos hoje a Isabel do Vôlei. Mulher de talento, coragem e posições firmes. Contribuiu diretamente para a vitória da democracia e estava no grupo de esportes do Gabinete de Transição. Nossa solidariedade à família e a todos e todas que a admiram”, declarou a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.
“Perda irreparável, Isabel Salgado. Meus profundos sentimentos a todos os familiares e amigos. Luto”, disse Ana Moser, ex-jogadora de vôlei que também foi escalada para o governo de transição.
Por meio de seu perfil oficial no Twitter, o Comitê Olímpico do Brasil classificou Isabel como “um dos maiores nomes do esporte brasileiro” e lembrou que ela foi medalhista nos Jogos Pan-Americanos de 1979 e nas Olimpíadas de 1980 e 1984. “Craque dentro e fora das quadras! Vai fazer muita falta!”, lamentou.
“Perdemos uma pessoa incrível e que teria muito a contribuir para o país. Em nossa última conversa na segunda, com ela já parte do governo de transição, Isabel mostrava toda sua humildade e vontade de fazer sua parte. Que tristeza”, disse o jornalista Jamil Chade.
“Isabel do Vôlei foi uma atleta exemplar e uma cidadã exemplar. Que tristeza essa perda abrupta e precoce. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, lamentou Míriam Leitão.
História
Nascida no Rio de Janeiro, Isabel iniciou a carreira no vôlei jogando pelo Flamengo. Ela foi a primeira jogadora brasileira a atuar na Europa, tendo integrado a equipe do Modena, na Itália, em 1980. A ex-atleta participou das Olimpíadas de Moscou, na Rússia, em 1980 e de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1984. Em 2016, ela foi um dos nomes escalados para carregar a tocha nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Isabel é mãe de Maria Clara Salgado, Pedro Solberg e Carol Solberg, todos atletas do vôlei de praia.