O Juiz da Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, decidiu na última terça-feira (11), manter bloqueados os bens do prefeito Eures Ribeiro (PSD). O valor bloqueado é de R$12.218.323,54 (doze milhões, duzentos e dezoito mil, trezentos e vinte e três reais e cinquenta e quatro centavos).
O bloqueio visa assegurar o ressarcimento dos supostos desvios de verbas da Prefeitura. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), o motivo que sustenta a decisão é a existência de um “esquema organizado e continuado de fraude a licitações, superfaturamento de preços e desvio de recursos públicos no setor de transporte escolar no município de Bom Jesus da Lapa”.
O portal Folha do Vale procurou o gestor, mas até o fechar dessa matéria ele não havia retornado nossas ligações. O espaço fica à disposição para os devidos esclarecimentos.
Ribeiro é apontado pelo MPF como líder de um esquema de fraude a licitações que teria desviado mais de R$ 12 milhões nos municípios de Bom Jesus da Lapa, São Félix, Serra do Ramalho e São Felix do Coribe, o prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro (PSD), teria ameaçado testemunhas que tentam denunciá-lo desde 2011