O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) iniciou, nesta sexta-feira (16), a geração das mídias que serão usadas nas urnas eletrônicas nas eleições de 2 de outubro. Em Salvador, a cerimônia foi realizada nos 19 cartórios eleitorais, localizados em prédio anexo à sede do TRE-BA.
Ao todo, 41.491 urnas eletrônicas serão utilizadas pelo TRE-BA nestas eleições. Desse total, quase 15 mil são do modelo 2020, equipamentos com novos recursos e design.
Segundo secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI), André Cavalcante, cada cartório gera três tipos de mídia. A primeira é a de aplicação de cargas, que contém os dados dos sistemas de votação e operacional, além das listas de eleitores e candidatos. A segunda é a de votação, onde ficarão as fotos dos candidatos, e a terceira, a mídia de resultados, onde serão gravados os números finais de cada seção.
A Bahia vai gerar cerca de 35 mil mídias de votação, além de 35 mil mídias de resultado e 700 mídias de aplicação de carga. Em Salvador, serão mais de 5 mil mídias de votação, mais de 5 mil mídias de resultado e 100 de aplicação de carga. Todas as zonas eleitorais do estado concluirão o procedimento nesta sexta.