O Bahia tem no momento 96,4% de possibilidades de subir para a Série A, segundo prognósticos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais. Há uma semana, as chances eram dois pontos percentuais abaixo. No período, o tricolor perdeu para a Ponte Preta por 2×0 e venceu o Tombense, no sábado (3), na Fonte Nova, por 3×1.
Com os resultados da 28ª rodada, o time baiano voltou a ter nove pontos de distância para o nono colocado (50×41), faltando agora 10 jogos para a competição ser encerrada. A distância é a mesma para o líder Cruzeiro, que soma 59 pontos e tem, segundo os matemáticos da UFMG, 99,99965% de probabilidade para subir.
Considerando a média de pontuação da competição, o Bahia precisa de mais 12 pontos para se garantir na elite. Com maus resultados fora de casa, o time comandado por Endersn Moreira enfrenta duas partidas fora de Salvador. Na quinta-feira (8), o adversário será o Criciúma (SC), que vendeu caro a derrota na Fonte Nova por 2×1. Na segunda (12) será a vez do clássico nordestino contra o Sport.