O Imeja, Instituto Municipal de ensino José Arapiraca, na Boca do Rio, está com as aulas suspensas desde segunda-feira (29) devido a um arrombamento e furto que aconteceu durante o fim de semana. Segundo uma pessoa da comunidade escolar, que preferiu não se identificar, já aconteceram pelo menos quatro furtos na escola desde o início do ano, o que prejudica os alunos.
De acordo com o leitor do Metro1, são dois pavimentos na escola, mas o primeiro andar já está desativado por causa do roubo de equipamentos e falta de manutenção. "Da outra vez, levaram até panela, e equipamentos da cantina. Em geral, levam computador, equipamentos... para o aluno da escola pública, é uma perda muito grande", diz.
Entre as reivindicações da comunidade escolar, está a volta dos vigilantes das escolas, que perderam o cargo desde antes da pandemia. "Não sei até que ponto as famílias estão sabendo sobre o que está acontecendo na escola. Acontece com frequência, e dependendo do que eles furtam, a gente não consegue trabalhar", diz.
Procurada, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) confirmou que por conta dos reparos que estão sendo feitos devido ao arrombamento e furto na unidade, por orientação da gerência escolar, não houve aula nos turnos matutino e vespertino hoje. Conforme a Smed, a equipe de manutenção já está na unidade realizando os reparos e a previsão é que à noite as aulas retornem. Na quarta (31), a previsão é que as aulas sejam retomadas em todos os turnos.