O Índice de Atividade Econômica, do Banco Central (IBC-Br), subiu 0,69% em junho. A ‘prévia do PIB’ do BC vinha de dois meses de queda e fechou o trimestre com variação positiva de 0,57%. O desempenho do período entre abril e junho do indicador oficial, o PIB, será divulgada pelo IBGE em 1º de setembro. No acumulado do primeiro semestre deste ano, ainda segundo o Banco Central, o IBC-Br teve expansão de 2,24%. No intervalo de 12 meses, indicador cresceu 2,18%.
A taxa de crescimento, segundo o BC, caiu pela metade em relação ao primeiro trimestre deste ano, quando foi registrada uma expansão de 1,11% (dado revisado). Essa desaceleração no segundo semestre já era esperada, devido ao aumento da inflação – acima de 10% nos 12 meses finalizados em julho – e a alta dos juros básicos, devido ao ciclo de elevações da Selic.
IBC-Br x PIB
Apesar de ser considerado prévia do PIB, o IBC-br tem metodologia diferente da do indicador oficial. A principal delas é que o Banco Central não incorpora o lado da demanda. O indicador é usado pelo BC no diagnóstico que norteia as definições sobre a Taxa Selic. Fonte: G1