A crise na Avianca impactará no turismo soteropolitano durante a realização da Copa América, aponta o secretário de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco. A competição tem início nesta sexta-feira (14), mas o primeiro jogo em Salvador acontece no sábado (15), com o duelo entre Argentina e Colômbia, na Fonte Nova, às 19h.
Tinoco destacou a presença massiva dos colombianos, que jogam duas vezes na capital baiana, mas afirma que há baixa procura das demais nacionalidades para conhecer Salvador. No entanto, ele comemora a realização do torneio em meio ao São João. Dos demais [países] não há tanta intensidade. Por outro lado, está servindo, sim, sobretudo pelo momento do impacto da crise com a Avianca. A gente já tem um mês de junho, sobretudo a segunda quinzena, sendo a pior do ano em todos os anos, pois Salvador passa a ser mais emissivo que receptivo em virtude das festas juninas tradicionais. A Copa América vem como uma compensação, disse, em entrevista ao Bahia Notícias.
Embora a competição aconteça em meio às festas juninas, o titular da Secult acredita que a taxa média de ocupação da rede hoteleira estará abaixo do esperado, muito por conta da crise da companhia aérea. Devemos ter uma taxa média de ocupação que não vai ser o que gostaríamos de ter. Até mesmo porque a Avianca é uma companhia latina, e poderia estar ajudando muito se a Avianca Brasil estivesse em pleno funcionamento, em virtude de ela preencher em 29% o mercado de Salvador. Se estivesse plenamente, estaria trazendo essa distribuição. Nós, por exemplo, não temos uma conexão direta com Santiago (Chile). Nossos turistas vêm por outras conexões via São Paulo, Brasília ou Rio. Então, não teremos o melhor desempenho em virtude, exatamente, da crise da Avianca, que distribuía bem aqui no mercado nacional, opinou.
Ao todo, Salvador receberá cinco partidas do campeonato. Confira:
14/06:
Argentina x Colômbia
18/06:
Brasil x Venezuela
21/06:
Chile x Equador
23/06:
Colômbia x Paraguai
29/06:
Quartas de final (1º C x 3º A/B)
Informações Bahia Notícias