A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) registrou, nesta sexta-feira (29), o 12º caso confirmado da “Monkeypox”, doença conhecida como “varíola dos macacos”, em Salvador. Do total de ocorrências confirmadas, 11 são pacientes do sexo masculino e um feminino. Outros 76 casos seguem sob investigação na cidade.
A partir de segunda-feira (8), o plano de ação montado pela Prefeitura de Salvador contará com 28 unidades básicas de referência para atendimento e coleta laboratorial. Além disso, a rede de atenção terá 16 unidades de urgência e emergência. Para facilitar o acesso às informações, a lista de unidades básicas de referência para atendimento e a coleta será publicada no site oficial da SMS e Prefeitura e mídias sociais, com atualização periódica.
O fluxo de atendimento da rede de atenção básica para casos suspeitos da varíola dos macacos também foi definido. Pacientes com algum dos sintomas devem se encaminhar a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Após a definição do caso como “Suspeito”, “Provável” ou “Confirmado”, o paciente é encaminhado para isolamento e, com a ocorrência de sinais de gravidade, em geral para grupos de risco, é realizada a internação hospitalar. Para aqueles cuja gravidade não for constatada, a indicação será para isolamento domiciliar.
Neste processo também será realizado o rastreamento de contatos próximos, a fim de descobrir novos possíveis infectados. Haverá ainda etapas de monitoramento e reavaliação clínica dos casos detectados.