Sábado, 23 de Novembro de 2024
Cidades Bahia

Candeias: Prefeitura garante merenda escolar de qualidade a 13 mil alunos

Candeias recebe recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) destinado a alimentação escolar.

14/06/2019 08h45
Por: Redação
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Uma boa alimentação é parte fundamental do processo de aprendizado escolar. Pensando nisso, a Prefeitura de Candeias fornece a 13 mil alunos da rede municipal de ensino uma merenda escolar nutritiva e de excelente qualidade, com cardápio balanceado e índices nutricionais adequados desenvolvidos pela equipe técnica do Setor Municipal de Alimentação Escolar (Semae).

Além disso, a Prefeitura de Candeias irá garantir merenda escolar especial para alunos diagnosticados com restrições alimentares, onde serão incluídos alimentos integrais, sem glúten e sem lactose garantindo a qualidade de vida e bem-estar para estes docentes.

O prefeito Dr. Pitagoras Ibiapina destaca as ações que a prefeitura tem realizado com permanentes melhorias e adequações no cardápio da merenda escolar para que as refeições servidas sejam saudáveis, equilibradas, apetitosas e contenham todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento das crianças. “Sabemos que para ter um bom desempenho educacional as crianças precisam estar bem nutridas, por isso trabalhamos para ofertar o melhor e o que for mais saudável na alimentação dos nossos alunos” enfatiza.

Para manter a qualidade e a periodicidade da merenda escolar, só no ano de 2018, mais de R$ 1,3 milhão foi investido na alimentação escolar dos alunos da educação infantil e fundamental do município

Candeias recebe recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) destinado a alimentação escolar. No primeiro semestre deste ano foi investido o valor R$ 883 mil com distribuição de mais de 2 toneladas de alimentos nas 69 unidades de ensino nos dias de aula.

As refeições são preparadas nas próprias escolas, exceto em 6 unidades localizadas no centro, onde a merenda é feita no Semae e transportada. A alimentação é feita por profissionais capacitados, e servidas frescas, seguindo cardápios balanceados e desenvolvidos por nutricionista.

O procedimento de preparo dos alimentos cumpre as normas e exigências legais, atendendo às necessidades nutricionais dos estudantes. A fiscalização e o controle de qualidade do processo são realizados pelo Semae, com o apoio do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

Cardápio diferenciado 

Desde 2018, a Prefeitura implantou nas escolas um cronograma de alimentação. Para os alunos que chegam no turno matutino a refeição começa com o dejejum que segue cardápio variado; às 10h é servido o almoço que contém proteína, feijão, salada, podendo variar. No período vespertino os alunos almoçam e as 15h é servido o lanche.

Segundo a nutricionista do Semae, Emile Soares, a comida oferecida nas escolas passou a levar em consideração a produção local, regional e conter alimentos variados, frescos e que respeitem a cultura e os hábitos alimentares saudáveis. O Semae também desenvolve projetos que estimulam o conhecimento e o habito a uma alimentação saudável “A cada 6 meses as merendeiras participam de formação e capacitação. Também realizamos vários projetos junto as crianças que ajudam a desenvolver o habito da alimentação saudável ainda na infância”, explica.

Emile ressalta que no natal os profissionais do setor desenvolveram ideias para montar a Santa Ceia de Natal nas escolas e garante que foi um sucesso.

Para o mês em que se comemora os festejos juninos eles desenvolveram o Arraiá Escolar onde as crianças terão incluídas no cardápio alimentos típicos da época como milho cozido, amendoim, mungunzá, laranja, entre outras delicias.

A diretora do Semae, Cristiane Gonçalves, revela que no próximo semestre a Prefeitura estará aumentando a oferta de novos alimentos agregando mais frutas, verduras e legumes que enriquecerão ainda a merenda escolar.

Agricultura familiar

Todas as frutas, legumes e verduras servidos pela merenda escolar são adquiridos diretamente da agricultura familiar de Candeias, contribuindo tanto para a alimentação saudável dos alunos quanto para a dinamização da economia local, por meio do incentivo a organização e associação das famílias que produzem estes gêneros.

Merenda Escolar:

Em 1955 foi implantado o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que tem como objetivo garantir a merenda escolar aos alunos na educação básica matriculados em escolas públicas e beneficentes.

O PNAE é gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foi ampliado e melhorado com a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, que inclui a alimentação como um direito do aluno e um dever do Estado.

Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, no artigo 54, é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente total gratuidade a vários serviços escolares entre eles a alimentação.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.