Depois de perder para a Chapecoense, o Bahia dá uma pausa na Série B para pensar em outro torneio nacional, a Copa do Brasil. Nesta terça-feira, às 19h30 (de Brasília), o Tricolor disputará o jogo de ida das oitavas de final contra o Athletico-PR, na Arena Fonte Nova. O adversário costuma ser um problema para o time baiano, principalmente em campeonatos de mata-mata.
O Bahia enfrentou o Furacão em duas edições de Copa do Brasil, em 1992 e em 2011, e na Copa Sul-Americana de 2018. Nas três ocasiões, terminou eliminado.
O jogo de ida das quartas de final do torneio internacional, disputado no dia 24 de outubro de 2018, é lembrado por dois lances polêmicos. O Tricolor fez dois gols, com Clayton e Ramires, logo anulados após consultas ao VAR. Depois, o Athletico-PR garantiu o triunfo por 1 a 0, com gol de Pablo.
Na volta, na Arena da Baixada, no dia 31 de outubro, o Bahia devolveu o resultado positivo de 1 a 0 do jogo de ida, com gol de Douglas Grolli. Mas, nos pênaltis, o time paranaense venceu por 4 a 1. Apenas Edigar Junio marcou para o Tricolor. Vinicius e Zé Rafael desperdiçaram as cobranças.
"Pedra no sapato" na Copa do Brasil
O Bahia disputou quatro partidas na Copa do Brasil contra o Athletico-PR. Até agora, no entanto, sem vitórias. Em 1992, pelas oitavas de final, empatou fora de casa por 0 a 0, no dia 8 de setembro. Depois, na Fonte Nova, o Tricolor perdeu por 2 a 1.
Em 2011, também pelas oitavas de final, o vexame foi pior. Depois de empatar por 1 a 1 no jogo de ida, no Estádio de Pituaçu, em 13 de abril, o Bahia foi goleado por 5 a 0, na Arena da Baixada, sete dias depois. Paulo Baier foi o nome da partida, com dois gols.
Bom momento nos últimos confrontos
No retrospecto geral, o Bahia tem oito vitórias a menos que o Athletico-PR (onze triunfos, dez empates e 19 derrotas), mas vem de três resultados positivos seguidos nos últimos confrontos. O último aconteceu na volta de Guto Ferreira, pela Série A 2021, na Arena da Baixada, por 2 a 0.
Raí marcou para o Tricolor ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Gilberto fez o segundo. Da atual equipe titular do Bahia, estiveram entre os onze inicial Danilo Fernandes, Luiz Otávio, Patrick, Mugni, Daniel e o próprio Raí.
A boa campanha na Série B pode embalar o Bahia neste confronto. Com vaga garantida na terceira fase da Copa do Brasil, o Tricolor eliminou o Azuriz para alcançar as oitavas de final. Agora, se passar pelo Athletico, ganhará R$ 3,9 milhões em premiação. Até agora, faturou R$ 4,9 milhões.