Sábado, 23 de Novembro de 2024
Cidades Bahia

Cerca de 250 mil crianças e adolescentes têm mão de obra explorada no estado

De acordo com o IBGE, a Bahia é o terceiro estado com mais casos de trabalho infantil no país

12/06/2019 17h40
Por: Redação
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Para além do conhecido Dia dos Namorados, o 12 de junho faz alusão a uma temática séria e importante: o trabalho infantil. A Bahia é o terceiro estado do Brasil com mais casos desse tipo, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. O país tem quase 2,5 milhões de crianças e adolescentes, entre cinco e 17 anos, em situação de trabalho, sendo que 252 mil estão em território baiano. 

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016. O IBGE informou que a atualização desses dados referentes a 2017 e 2018 está prevista para ser divulgada em julho deste ano. 

De acordo com o Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA), o trabalho infantil no estado é predominantemente agrícola. O percentual de crianças e jovens atingidos com o trabalho infantil é maior nas zonas rurais, chegando a 8% das crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos. Nas zonas urbanas, esse índice se aproxima dos 5%.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.