O Campeonato Baiano de 2022 ficará com o Atlético de Alagoinhas ou a Jacuipense. A final do torneio em que apenas times do interior disputaram as fases decisivas foi definida na quarta-feira (30). Jogando em casa, a equipe de Alagoinhas e o representante de Riachão do Jacuípe bateram Bahia de Feira e Barcelona de Ilhéus, respectivamente, ambos por 1×0. Thiaguinho fez o gol do Atlético, enquanto Welder decidiu para a Jacuipense. As partidas foram transmitidas pela TVE.
Caso o Atlético fique com o caneco será a primeira vez que um clube fora de Salvador ganha dois estaduais seguidos. Líder da primeira fase, o Jacuipense vai para sua primeira decisão e, claro, busca o primeiro caneco.
Em seu site, a Federação Bahiana de Futebol confirmou que a primeira final ocorre no domingo (3), às 16hs, no estádio Antônio Carneiro. A finalíssima será no domingo seguinte, dia 10, no Valfredão, em Riachão do Jacuípe. Em caso de empate no placar agregado das duas partidas, o título será conhecido nos pênaltis.