O combate aos focos de incêndio no interior baiano segue acontecendo e equipes do Corpo de Bombeiros realizam os trabalhos em treze municípios no estado. O mais novo foco foi identificado, nesta segunda-feira (4), na região da Casa do Vaqueiro, no município de Uibaí, no norte da Bahia.
Conforme um boletim do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), divulgado na sexta-feira (1º), os satélites identificaram 74 focos de calor em todo o estado.
Veja a situação das queimadas nos municípios baianos
Macaúbas - As equipes foram divididas em dois grupos de trabalho, um está monitorando as localidades de Pageu, Canatiba e Queimadas, a outra está cobrindo a zona urbana que tiveram incêndios debelados nesta segunda-feira (4)
Uibaí - Os bombeiros estão realizando o monitoramento da região da Casa do Vaqueiro, do Carreiro do Boi e do Alto da Cruz.
Iraquara - Foi iniciado o monitoramento na região do Rio do Carrapato com formação de aceiros. O monitoramento também acontece em todo perímetro, no parque gentil e lago da piroca.
Lençóis - Continua o monitoramento às margens da BR-242 com o apoio de drone também para a identificação de possíveis novos focos.
Mucugê - Foi iniciado o monitoramento nas áreas afetadas. Os bombeiros com o apoio de brigadistas percorrem todo o perímetro para identificar possíveis novos focos de calor. A ação é conjunta com o ICMBio e Prevfogo.
Luís Eduardo Magalhães - A ação acontece no Distrito Industrial de Luís Eduardo Magalhães, através do combate direto.
Barreiras - Na região de Serra Talhada os bombeiros com o apoio de funcionários de uma fazenda local está o realizando o combate direto evitando que as chamas alcancem a barreira natural mais próxima, a estrada.
Riachão das Neves - Continua o combate direto na localidade de Mata 7.
Barra - Na comunidade do Igarité os bombeiros estão atuando com o combate indireto com a confecção de aceiros. Aeronaves dão apoio com o lançamento de água e identificando possíveis novos focos.
Ibotirama - Na região do Cercado os bombeiros realizam o combate direto às chamas evitando que cheguem em residências e em torres de rádio e internet.
Formosa do Rio Preto - No Vilarejo Pavão os bombeiros seguem realizando o combate direto e fazendo aceiros nas áreas afetadas.
Serra Dourada -O combate direto continua evitando que as chamas atingiam fazendas e pastos.
Campo Alegre Lourdes (Baixão, Baixãozinho, Angico dos Dias) - As guarnições continuam combatendo os focos na região. A área é muito acidentada e de difícil acesso, o que dificulta a chegada dos militares. Drones estão realizando o monitoramento aéreo.