O município de Santo Estêvão completou nesta terça (21), 100 anos de Emancipação Política. Situado no recôncavo baiano e há 150 km da capital, Santo Estevão tem sido considerada como uma das cidades que mais cresceram nos últimos anos.
Santo Estêvão passou por uma verdadeira revolução urbanística nos últimos anos, ganhando instalações públicas de grande porte, a exemplo de duas dezenas de unidades escolares espalhadas pela sede e zona rural do município, belas praças e lagoas em pleno centro da cidade, tornando-se verdadeiro cartão postal.
Cidade com avançado sistema de saneamento básico, centenas de ruas pavimentadas, Santo Estêvão passou a fazer parte do Mapa do Turismo do Brasil.
No rio Paraguaçu, situado no Porto Castro Alves, a cidade experimenta um dos maiores locais turísticos com atrativos na sua culinária e geografia privilegiada. Um dos grandes destaques será a obra de construção do Balneário que tem a expectativa de colocar Santo Estêvão de vez na rota do turismo não só da Bahia, mas também nacional.
Dotada de estruturas, Santo Estêvão tem sido escolhida por muitos comerciantes de vários municípios. A cidade conta com uma indústria de calçados que emprega mais de 3 mil funcionários e um comércio em plena ascensão. O município tem sido escolhido por grandes lojas de franquia do ramo farmacêutico, por exemplo. O seu comércio é um dos mais crescentes de toda região.
A cidade surgiu em 1739 através das incursões de um padre que estava a procura de água para os seus animais. Ele teria andado por dias, até chegar em um local que continha água, conhecido como "Riacho Salgado". No ano de 1751 foi criada a freguesia de Santo Estêvão. Em 1827, tornou-se Distrito da Paz. Nessa época Santo Estêvão fazia parte do município de Cachoeira. Em 12 de julho de 1921 ocorreu a emancipação política de Santo Estêvão, desmembrando o novo município do território pertencente à Cachoeira. Em 21 de setembro do mesmo ano ocorreu a efetivação do novo município, sendo esta data feriado municipal.
“Santo Estêvão é uma cidade encantadora. Quem aqui chega se apaixona. Esta Terra é formada por gente batalhadora, que sabe inovar e buscar grandes voos. É uma Terra de sonhos”, disse o prefeito Rogério Costa.