A Cooperativa de Crédito Unicred Nordeste, que tem sede em Feira de Santana e atua há mais de 25 anos, firmou um contrato de cooperação técnica com o Sebrae, na manhã desta segunda (16). O presidente do Conselho Administrativo da Unicred Nordeste, João Batista Cerqueira, falou à nossa reportagem sobre a importância de juros mais baixos e da concessão do crédito, que vem sendo cada vez mais facilitada através de cooperativas pelo Banco Central do Brasil
“O Banco Central do Brasil tem apostado por demais nas cooperativas de crédito, e essa eu posso citar, pois temos um sistema financeiro brasileiro, onde os bancos dominam o setor financeiro, então são cinco ou seis bancos que detêm 85% do crédito brasileiro, é por isso que os juros não baixam. Quando o Banco Central aposta nas cooperativas, aposta em uma estrutura organizacional que por não valorizar o capital e sim a pessoa, vai conseguir baixar os juros dos serviços praticados, então é por isso que acredito que será vitorioso o trabalho que o BC vem hoje coordenando”, disse João Batista.
Ele ainda ressaltou o avanço da parceria da Unicred, que é uma cooperativa segmental, e atualmente trabalha com toda a área de saúde, servidores públicos e empresários e empresariado com o Sebrae. “A partir de agora, ao lado do Sebrae, nós vamos também poder assessorar as empresas as empresas e os empreendedores na sua luta em prol de melhorias econômicas no nosso Brasil, então, esse é um abraço que estamos dando com duas organizações, voltadas para o apoio e para a educação da nossa coletividade”, concluiu.
O prefeito Colbert Martins Filho, também esteve presente no evento, acompanhado da Secretária de Educação, Anaci Bispo Paim. O gestor falou da importância desta parceria e também de uma novidade que será anunciada pela prefeitura em parceria com o Sebrae. “Muito importante na retomada econômica para a nossa cidade, a Unicred é uma instituição de crédito cooperado, portanto, tem valores importantes, além do crédito, além do valor financeiro. A prefeitura estará junto com a Unicred, teremos contas com eles também, oferecer oportunidades de máquinas como estas de saque, poder instalar lá no Shopping Popular, por exemplo, e fazermos o que for preciso. Queremos implementar aqui, o ensino de empreendedorismo junto com a Unicred, vamos ter uma marca conjunta para termos um trabalho mais efetivo, criando nos alunos do fundamental II, uma característica de como empreender mais”, concluiu.