Hoje, 14 de Agosto, o município de Candeias, na região Metropolitana de Salvador, completa 63 anos de emancipação política. Conhecida como 'Cidade das luzes', o município era considerado como subúrbio de Salvador até que em 1941, foi descoberto na cidade o primeiro poço comercial de Petróleo no Brasil. Com o potencial econômico forte, Candeias investiu na sua emancipação da capital baiana, o que ocorreu em 1958.
Em entrevista ao programa Isso é Bahia, da rádio A TARDE FM (103.9), o prefeito da cidade, o Dr.Pitágoras (PP), comentou sobre os planos para o aniversário da cidade, que será pontuado pela entrega de novos equipamentos para a população.
"Por conta da pandemia temos essa restrição e a nossa intenção é de sempre prezar por nossa população. Porém, embora não tenhamos festa, com certeza estaremos presentes para entregar presentes para nossa cidade. Estamos fazendo uma programação de 30 dias e nesse final de semana planejamos entregar uma grande emergência 24h, juntamente com a segunda farmácia básica 24h no nosso município. Essa unidade busca contemplar o nosso distrito e a população, que geralmente sofre com a distância para a sede da nossa cidade", afirmou
Com 189 óbitos confirmados desde o início da pandemia, Candeias, assim como todo o estado, vive um momento de decrescimento nos índices do Covid-19 após o início da vacinação contra a doença, algo ressaltado e comemorado pelo prefeito.
"Graças a deus temos sete dias sem óbito em Candeias. Atualmente temos um caso ativo, cinco internados e infelizmente tivemos 189 óbitos, mas queremos passar uma proposta positiva também pois já estamos vacinando pessoas acima dos 23 anos de idade. A cidade de Candeias está fazendo a sua parte", informou.
De acordo com ele, apesar do movimento estadual de se promover a desmobilização de leitos, a medida ainda está sendo estudada pela gestão municipal para que se evite a necessidade de uma nova remobilização.
"Ainda estamos estudando uma possível desmobilização de leitos e pensamos em iniciar isso futuramente da mesma forma que está acontecendo em todo o estado. Porém isso deve ser feito com cautela já que temos novas variantes chegando ao país e não queremos avançar com a desmobilização para depois precisar mobilizar novamente", disse.
"Estamos fazendo um momento de transição. Com a vacinação das pessoas acima de 18 anos, que são aquelas mais ativas e que podem trabalhar, tenho certeza que a nossa cidade vai voltar ao normal".