Em entrevista exclusiva ao programa Altos Papos, o presidente do Sindicato dos Rodoviários, o ex-vereador Alberto Nery, anunciou que nesta sexta (20), a categoria irá realizar uma operação batizada de “tartaruga”, aonde os ônibus irão “desfilar” pela cidade, em velocidade mínima, em fila e sem pressa para chegar aos destinos. Segundo ele, esta forma foi adotada para evitar uma paralisação total.
“No mês passado, as empresas no dia 5 não pagaram aos trabalhadores, pediram até o dia 9, após, recebemos a visita dos empresários que pediram prorrogação para dia o dia 13. Publicamos no edital uma manifestação e antes da deflagração da greve eles pagaram e nós abortamos. Hoje pela tarde, recebemos a visita do senhor Abel e do representante da Rosa, o Sr. Fausto, alegando que não pagariam os trabalhadores por falta de recursos, e que não havia previsão para isto. Nos reunimos e decidimos não decretar greve, pois, se torna algo desgastante, resolvemos amanhã fazer a “operação tartaruga” para demonstrar a nossa insatisfação”, afirmou Nery.
O presidente do Sindicato explicou como funcionará a operação e alertou aos trabalhadores que dependem do transporte público, busquem outras alternativas para que não se atrasem em seus compromissos. “Quando os ônibus adentrarem à parte central da cidade, os motoristas entram na primeira e segunda marchas e na parte central da cidade, ele irá passar bem devagar, sem ultrapassar ao outro, causando um efeito tartaruga, faremos desta forma, com uma certa lentidão, para demonstrarmos a nossa insatisfação. Estamos avisando antes, para que aqueles que dependem dos ônibus para chegar ao trabalho, não sejam prejudicados amanhã (21)”, concluiu.