Em entrevista ao programa Altos Papos da Princesa FM, Diego Carraro, Superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal na Bahia, detalhou todo o processo do governo federal em parceria com o banco, para o pagamento do auxílio emergencial 2021. Segundo ele, a instituição tem investido em melhorias no aplicativo Caixa Tem e em pessoal qualificado para ampliar o atendimento aos beneficiários do auxílio, que tem como base aqueles aprovados em dezembro de 2020. “Está sendo utilizado para pagamento o cruzamento de base dos aprovados em dezembro de 2020 de acordo com anova legislação, que foi promulgada agora em 2021. Quem não sacou em 2020, o prazo seria até quatro meses do valor, já se passaram, ele volta para os cofres do governo federal e não pode mais utilizar”, disse.
Ainda segundo Diego, foram estabelecidos novos critérios em relação ao enquadramento. “Se os beneficiários têm renda formal, auxílios do INSS, dentre outros, não terão direito ao auxílio. Vários cruzamentos são feitos pela Datraprev, que faz essa análise, para aqueles que já foram aprovados e atendem aos novos critérios terão direito. Não será feita nova análise de mérito em 2021, vamos seguir as aprovações com base em 2020’, afirmou.
Os valores também foram detalhados por Diego. “Quem recebe o Bolsa Família, as famílias em geral receberão R$ 250,00, as famílias chefiadas por mulheres receberão R$ 375,00 e pessoas que moram sozinhas, R$ 150,00. Se os beneficiários recebem um valor maior na Bolsa, vão receber o que for mais vantajoso para ele”, contou.
Ele reafirmou a importância de o beneficiário consultar os canais oficiais do auxílio e também da Caixa, através do número 111, para que as filas em agências bancárias sejam evitadas ao máximo. “É possível acompanhar no site e na central telefônica o calendário de pagamentos, o primeiro ciclo é de crédito em conta, através do aplicativo Caixa Tem, para pagamentos e compras pela internet, no segundo momento o calendário de pagamentos para saques em espécie e transferências. Percebemos que os beneficiários aprenderam a usar o Caixa Tem e agora temos menores filas nas agências da Caixa. No auxilio 2020, percebemos que 75% utilizaram o Caixa Tem e 25% foram às agências, além do calendário a caixa fez contratações de novos empregados par auxiliarem e dar mais condições de atendimento, as agências dispõem de toda a estrutura sanitária, mas é importante que os beneficiários façam a consulta prévia para acompanhar o calendário, estamos no ciclo de crédito em conta, para uso exclusivamente digital e a partir do dia 30 de abril começamos os pagamentos em espécie, não há necessidade de ir até ás agências, pois a Caixa disponibilizou de forma digital”, concluiu.