O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), afirmou em entrevista coletiva nesta segunda-feira que o Campeonato Carioca não poderá ser realizado na cidade de 26 de março a 4 de abril, de acordo com o novo decreto municipal, como forma de conter a propagação do novo coronavírus.
- No Rio não pode e no Caio Martins (em Niterói) também não - disse o prefeito, ao ser perguntado sobre a realização de jogos na cidade.
Por outro lado, de acordo com nota da Prefeitura do município, os clubes vão poder seguir treinando presencialmente durante este período.
Durante 10 dias, durante o "superferiado" já anunciado pelo Governo do RJ, entre 26 de março a 4 de abril, os novos decretos só autorizam a funcionar os serviços essenciais.
Segundo apuração do ge, os clubes foram pegos de surpresa com o anúncio do prefeito do Rio e estudam, agora, medidas para que a competição não seja paralisada.
Uma das possibilidade é levar os jogos dos times grandes para cidades do interior, como Volta Redonda, no Sul Fluminense, e Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, onde o decreto não está em vigor.
Os pequenos teriam mais opções, como o Estádio Laranjão, do Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, por exemplo.
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro ainda não se pronunciou.
Procurada pelo ge, a assessoria de imprensa de Cláudio Castro, governador em exercício no Rio de Janeiro, afirmou que ele não irá se pronunciar sobre a paralisação dos jogos na capital do estado e a possibilidade de as partidas acontecerem no interior.
Botafogo e Vasco se manifestaram:
O Botafogo de Futebol e Regatas manifesta o seu posicionamento de concordância com as determinações das autoridades do Rio de Janeiro e Niterói em virtude do recrudescimento da pandemia COVID-19.
A nota oficial do Vasco
O Club de Regatas Vasco da Gama comunica que acatará todas as Medidas de Proteção à Vida anunciadas pelo Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, na tarde desta segunda-feira (22/03).
O Clube aguarda as diretrizes da Federação de Futebol do Estado do Rio Janeiro (FFERJ) referentes à continuidade do Campeonato Carioca de 2021.
O Vasco informa ainda que manterá a rotina de treinamento das suas equipes por entender que os Centros de Treinamento são locais que possuem controle na circulação de pessoas e não se enquadram nos ambientes de restrição que constam no decreto divulgado pela Prefeitura do Rio de Janeiro.
O Clube reforça que seguirá todos os protocolos sanitários, como vem fazendo desde o início da pandemia.